Ads Top

8 ótimos motivos para começar a consumir AVEIA hoje!

A aveia é um cereal extremamente saudável e nutritivo, porém a maioria das pessoas não tem o habito de consumi-la regularmente. Talvez uns dos motivos seja o desconhecimento sobre suas propriedade e benefícios que a mesma pode trazer a saúde e funcionamento do nosso corpo. No post de hoje daremos 8 ótimos motivos para incluir este alimento em sua dieta e ajudar seu corpo a funcionar melhor.

A aveia pode ser encontrada em: flocos, farelo, farinha e saborizadas, instantâneas ou adicionadas em outros produtos (neste caso, atente-se a adição de outros ingredientes como o açúcar, que podem tornar os produtos muito menos saudáveis que a aveia pura).

As diferentes formas permitem uma margem maior de escolha, de acordo com o tipo de consumo. Por exemplo, se você vai ingerir a aveia com frutas, pode optar pela forma de flocos ou farelo, a depender do paladar e se gosta de sentir a textura.

A aveia pode ser consumida de varias maneiras, você pode utiliza-la no preparo de massas, pães, cookies, recheios, panquecas, no mingau, no preparo de sucos, com leite, diretamente com frutas, na preparação de granola, com castanhas, entre outros.

Mais quais seus principais benefícios? Confira!!!

Obs: Para que os benefícios ocorram efetivamente é necessário aliar a ingestão do cereal a muita água.


1. Regula o intestino – Rica em fibras solúveis e insolúveis, a aveia auxilia no funcionamento regular e saudável do intestino. Uma vez que a fibra insolúvel não se dissolve na água, seus sucos são absorvidos a partir da textura esponjosa, tornado as fezes mais pesada e aumentando o ritmo de passagem através do intestino, aliviando assim a constipação. 

2. Controla os níveis de açúcar no sangue - A aveia é rica em beta-glucano, uma fibra solúvel que se transforma em gel durante o processo de digestão e aumenta a viscosidade dos alimentos no estomago e intestino delgado, diminuindo o período de digestão e resultando numa absorção prolongada de hidratos de carbono. Assim, a aveia ajuda a evitar as mudanças dramáticas nos níveis de açúcar no sangue, mantendo a glicemia estável.

3. Auxilia na perca de peso - A  aveia preenche o estomago, proporcionando sensação de saciedade com poucas calorias, evitando a ingestão de lanches e porções desnecessárias e auxiliando na dieta. 

4. Facilita a Digestão - As fibras solúveis e insolúveis contidas na aveia vão ajuda a manter a digestão saudável e assegurar que os resíduos são movidos através dos intestinos, reduzindo os ácidos biliares, facilitando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. 

5. Ajuda na Prevenção do Câncer - A aveia contém fitoquímicos, que mostraram ser uma forma eficaz e de prevenção do câncer. Alem disso, alguns estudos apontam que a fibra insolúvel ajuda a reduzir a toxicidade em certos tipos de ácidos biliares, o que por sua vez reduz o risco de vários tipos de câncer.  

6. Depurativa - Graças a grande quantidade de aminoácidos, a produção de lecitina no fígado e estimulada, favorecendo a depuração completa das toxinas do organismo, limpando as paredes das artérias, já que a fibra vai “varrendo” os depósitos de gordura que vão se acumulando nos vasos. 

7. Faz bem ao coração - A razão é a grande quantidade de ácidos ômega 3 e linoleicos, conhecidos como “gorduras boas”, que ajudam a reduzir o colesterol ruim  (LDL), favorecendo as atividades do coração e do cérebro.

8. Tratamentos de Beleza - As propriedades da aveia também podem ser usadas de maneira tópica (externa) para rotina estética. Por exemplo, misture com creme hidratante e tenha uma esfoliante para o rosto maravilhoso.

Tecnologia do Blogger.