Ads Top

Comece já a consumir abacate!

Muito se houve falar nas mascaras de abacate para a pele e cabelo, porém a fruta ainda é pouco consumida diante de seus benefícios. Isso porque, apesar de ser uma fruta super nutritiva, saborosa e que consegue casar bem com doces e salgados, é conhecida como hipercalórica e inimiga da dieta. Além disso, muitas pessoas não sabem as maravilhas que o consumo dessa fruta pode trazer. 

O post de hoje vem pra te incentivar a consumir essa fruta e te mostrar que o abacate pode ser amigo do seu corpo, da sua pele, do seu cabelo e da sua dieta, confira!

Em primeiro lugar, é muito importante desmistificar a questão da gordura do abacate. Existem as chamadas gorduras “ruins”, que prejudicam nossa saúde, e as chamadas gorduras “boas”, que nos ajudam a manter a saúde e o equilíbrio do corpo. A gordura do abacate é uma gordura “boa”, ou seja, é benéfica, a fruta tem gorduras monoinsaturadas, ácido oleico e alfa-linoleico, conhecidos porpularmente como ácidos graxos e Ômega 3.

O abacate é uma boa fonte de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Fornece energia, ajuda a melhorar os níveis de colesterol e ao mesmo tempo estabilizar o ritmo cardíaco (por isso é boa para os atletas), ajuda também no crescimento e na reparação da massa muscular, por conter uma boa quantidade de proteínas, potássio e zinco. Consumir a fruta também diminui a inflamação das articulações e ajuda a reparar as cartilagens, graças aos ácidos graxos essenciais e as vitaminas do grupo. 

Para dieta e manutenção do corpo, a fruta prolonga a sensação de saciedade, pois contem fibras solúveis e insolúveis, diminuindo o ritmo da decomposição dos carboidratos. A grande quantidade de ácido oleico ativa as zonas do cérebro que nos fazem sentir saciados. Além disso, consumir a fruta diariamente em doses moderadas pode ajudar a evitar o acúmulo de gordura no abdômen, o tipo mais perigoso.
O abacate melhora o sistema imunológico graças a seu alto nível de carotenoides. Um desses carotenoides, a luteína, atua como um antioxidante e protege a visão contra a degeneração e aparição de cataratas, além de absorver os raios ultravioletas do sol evitando que os mesmos causem dano na retina.

O consumo da fruta é muito bom para gestantes, pois é rico em ácido fólico, um suplemento vital para este período e que ajuda na boa formação do feto.

A gordura saudável do fruto juntamente à vitamina E são bons para o coração, e os altos teores de beta-sitosterol, mantem os níveis de colesterol baixos. A gordura mono insaturada (saudável para o organismo), reduz o colesterol LDL (ruim) e subir os de HDL ( bom) algo, sem dúvida, de grande importância para prevenir problemas cardiovasculares, como no caso do AVC.  a fruta ajuda a prevenir a síndrome metabólica, condição que envolve a existência de três ou mais fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes, como pressão alta, nível alto de triglicérides e maior circunferência abdominal.

O abacate também tem bons efeitos para a estética, prevenindo o envelhecimento da pele, protegendo o cabelo, e também os dentes.

Em resumo, o abacate é um superalimento, que merece um lugarzinho em nossa mesa, com certeza você não vai se arrepender!!! 

Como consumir
O abacate pode ser consumido em saladas, vitaminas, guacamole, como acompanhamento de saladas, recheio de sanduíches e omeletes, em caldos e lanches low carb. Graças à sua consistência cremosa pode ser usado como um substituto para a manteiga ou para maionese. É uma boa ideia para fazer bolos, pães, brownies, e o que mais sua imaginação permitir. 

Tecnologia do Blogger.