Ads Top

5 maneiras de usar Mel para saúde e beleza


O mel é bastante conhecido como adoçante natural e saudável, mas, além disso, também fornece diversos benefícios para saúde, pele, unhas e cabelos. Com uma grande gama de nutrientes e antioxidantes, previne o envelhecimento precoce, combate doenças, ajuda na hidratação da pele e dos cabelos, no combate as bactérias, e muito mais, tornando-se assim, um potente aliado da saúde e da beleza. Os benefícios são múltiplos, você irá se surpreender!

Para que os efeitos sejam positivos procure sempre o mel natural, ou seja, que não foi pasteurizado ou tratado termicamente, pois contém fito nutrientes antioxidantes mais ativos e enzimas.

Aqui listaremos 5 maneiras de usar o mel em sua rotina de beleza, que proporcionarão inúmeros benefícios!


1. NA PELE - ESFOLIAR E HIDRATAR

O mel é formado por ácido glucônico, que ajuda a remover as células mortas e diminuir os poros, e também por aminoácidos, que contêm propriedades suavizantes. Assim quando misturado ao açúcar, fubá ou bicarbonato, é um potente esfoliante natural para pele do rosto e corpo, e quando aplicado puro é excelente para tratar áreas ressecadas do corpo, como calcanhares e cotovelo, além de hidratar, purificar os poros e dar brilho ao rosto. Para ambos os procedimentos, basta aplicar com movimentos suaves e circulares, deixar agir por cerca de 10 minutos e enxaguar.


2. NOS CABELOS

O mel age como um hidratante natural para os cabelos, você pode aplica-lo junto com o shampoo (cerca de duas colheres), deixar agir 5 minutos e enxaguar. Outra maneira de usar o mel para reparar e nutrir os fios é fazer uma mascara com óleo de coco, misturando uma colher de sopa de mel com duas colheres de sopa de óleo de coco e aplicando no cabelo úmido (evite a raiz). Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem. As enzimas e nutrientes do mel dão brilho aos cabelos sem pesar e o óleo de coco penetra no fio de cabelo para condicionar, nutrir e suavizar a cutícula.
A terceira função do mel nos cabelos é clarear, a glicose do mel libera peróxido de hidrogênio, uma substância conhecida para clarear a cor do cabelo. Misture três colheres de sopa de mel a duas colheres de sopa de água, aplique no cabelo úmido e deixe agir por uma hora, em seguida enxágue bem. A aplicação pode ser feita semanalmente.


3. PARA CRAVOS E ESPINHAS

O mel contem propriedades antibacterianas e antifúngicas, que impedem e combatem as bactérias formadoras de cravos e espinhas, além disso, promove e acelera a renovação celular da pele, graças ao mix de vitaminas C, E e do complexo B em sua composição, além de sais minerais, especialmente cálcio e magnésio. As propriedades anti-inflamatórias acalmam e amenizam a vermelhidão e irritação local. Aplique um pouco de mel natural no rosto e deixa agir por cerca de 15 minutos, em seguida enxague.


4. EM QUEIMADURAS DE SOL

O mel ajuda a acelerar a recuperação do tecido, restaurando a hidratação das camadas mais profundas da pele exposta ao sol. Você pode aplica-lo junto com o aloe vera em gel, já que ambos funcionam como um anti-inflamatório natural, acalmando e aliviando a dor. Para usar, misture uma parte de mel com duas partes de aloe vera em gel e aplique na pele queimada de sol.


5. NA ALIMENTAÇÃO

Além de todos os benéficos do mel à beleza, há ainda inúmeros a saúde. O consumo do mel prepara o corpo para se defender de infecções, fortalece o sistema nervoso e é um excelente antisséptico e antibiótico. Suas mais de 70 substâncias essenciais ao organismo o torna o alimento mais completo que existe na natureza. O mel combate gripes, resfriados, dores de garganta, protege de infartos e reduz o colesterol, previne a anemia, além de acalmar e combater a insônia. Uma colher (sopa) por dia é suficiente para aproveitar todos os benefícios que o mel pode trazer à. O consumo pode ser puro, para adoçar chás e sucos, etc. É importante ressaltar que não se deve ultrapassar a quantidade, pois é um alimento rico em açúcar. Diabéticos deve evitar o consumo.

Bjos!!!
Tecnologia do Blogger.