Ads Top

Você tem queda de cabelos?


A queda dos cabelos atinge milhões de pessoas em todo o mundo, e é um problema comum. 

É fundamental que se faça distinção entre queda de cabelo e calvice.

A queda de cabelo é uma queixa mais comum entre as mulheres e pode ter tem diversas causas, tais como: doenças da tireoide, deficiência de ferro, amamentação, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras. A causa exata da perda de cabelo vai determinar a quantidade de cabelo perdido, a velocidade com que isso acontecerá e que locais do corpo sofrerão mais com a perda de fios.

A calvície é a falta de cabelos na cabeça e é mais comum nos homens. Inúmeros fatores podem causar perda dos cabelos, e há maneiras diferentes de lidar com o problema. 

A perda dos cabelos pode ser progressiva, no caso da calvície masculina, mas também pode acontecer de repente, no caso da alopecia areata. Pode acometer somente o couro cabeludo, mas também pode atingir todo o corpo. Alguns tipos de alopecia são apenas temporários, já outros são permanentes.

Causas
Perder cabelo é normal, cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem da cabeça de todas as pessoas diariamente – o que não é muita coisa comparada aos mais de 100 mil fios sobre nosso couro cabeludo.

Com o envelhecimento, os fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e "ralos". No entanto, muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode ser um sinal de algum problema de saúde mais grave.

Mudanças hormonais e no metabolismo podem levar à queda de cabelo temporária, o que justifica boa parte dos casos de mulheres que apresentam o problema. Essas mudanças podem ocorrer durante a gravidez ou parto, devido à irregularidade no uso de pílulas anticoncepcionais e também na menopausa.

Além disso, causas patológicas também podem levar à queda de cabelo, como problemas na tireoide (órgão endócrino que regula os níveis de hormônio no organismo), alopecia (quando o sistema imune ataca os folículos capilares e causa a queda de vários tufos de cabelo ao mesmo tempo), infecções no escopo cabeludo (a exemplo de micoses) e outras doenças da pele (como lúpus e líquen plano).

Medicamentos também podem causar o problema, como os usados em quimioterapias, no caso de tratamento de câncer, e remédios para artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta.

Estresse físico ou emocional relacionados ou não a uma experiência traumática podem deflagrar o quadro de alopecia areata.

Medicamentos para Queda de cabelo
O tratamento varia de acordo com a causa e diagnóstico estabelecido pelo médico. Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de queda de cabelo são:

Avicis
Betatrinta
Finasterida
Pantogar

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. 




Tecnologia do Blogger.