Ads Top

Os 10 principais benefícios da Chia

A chia é uma semente encontrada no sul do México que promete muitas vantagens para a saúde. Listada no grupo dos alimentos funcionais, apresenta em sua composição nutrientes que podem regular os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e até ajudar na dieta. 
O fato de possuir uma boa quantidade de fibras, torna a chia uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico (evita picos de insulina), além disso, é uma boa fonte de proteínas e de antioxidantes.


Quando em contato com a água, a semente de chia tem efeito mucilaginoso, ou seja, elas absorvem e retêm a água, multiplicam de tamanho produzindo uma espécie de gel. A recomendação de consumo é de 25 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sobremesa.  
Está disponível no mercado de três formas, óleo, farinha e grão inteiro. Sendo que o óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outros.

Listamos aqui os 10 principais benefícios da chia, confira!
1. Fonte de Omega-3 As sementes de chia são a melhor fonte na natureza de Ômega-3, nutriente importantíssimo não apenas para a prevenção de doenças, especialmente as autoimunes, como também para melhorar as funções cognitivas e algumas funções cerebrais, como a memorização e a concentração.
2. Amigo da dieta - Rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis, ajuda a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de gel que preenche o estômago, e provoca a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento.
3. Controla os níveis de açúcar no sangue e previne diabetes - Por ser uma ótima fonte de fibras, a chia retarda a liberação de glicose na corrente sanguínea, evitando assim os picos de insulina que favorecem o quadro de resistência à insulina e também ao acúmulo de gordura. 
4. Reduz o envelhecimento precoce - Rica em antioxidantes como o ácido cafeico e o ácido clorogênico, substâncias que desintoxicam o fígado, combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e inclusive o câncer.
5. Fonte de Cálcio - Para os intolerantes à lactose que precisam de uma fonte de cálcio segura, a chia é uma excelente aliada, uma porção de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidade diárias de cálcio. 
6. Combate a celuliteSegundo alguns estudos, o ômega 3 (presente em grande quantidade na chia) está associado à diminuição da inflamação. Essa ação ajuda a reduzir e evitar o surgimento da celulite, que nada mais é do que um processo inflamatório que se instala sob a pele.
7. Equilibra o sonoA chia também é uma grande aliada na luta contra a insônia. Graças a ação do triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de melatonina, hormônio que induz o sono. 
8. Previne doenças cardiovasculares - A semente de chia auxilia na regulação da pressão arterial, dos níveis de colesterol (diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom) e diminui ainda os triglicerídeos, diminuindo os riscos de infarto, hipertensão e até acidente vascular cerebral (AVC).
9. Atua como Anti-inflamatório naturalOutra fonte rica das sementes são os ácidos graxos, propriedades responsáveis por diversos processos de metabolismo, inclusive o de recuperação do corpo com certas lesões. O consumo constante destas sementes auxilia nos cuidados de inflamação internas e previne algumas doenças relacionadas a esses estados, como a artrite.
10. Fortalece o sistema imunológico - Rica em minerais como zinco e selênio,  a chia ajuda a manter o sistema imunológico forte. Reduzindo assim, a chance de ter gripes, resfriados e outros processos infecciosos.
Bjoss! 

Tecnologia do Blogger.