Ads Top

Óleo de coco para a pele e cabelos: Benefícios e como usar

O óleo de coco ficou muito famoso por seus múltiplos benefícios. Aliado da beleza e da saúde, o óleo vai bem para preparar todo o tipo de prato, auxilia na perda de peso, reduz o colesterol ruim, fortalece o sistema imunológico e até controla os níveis de açúcar no sangue. 

Além de todos esses benefícios internos (que também refletem no externo), o óleo também virou um dos queridinhos nos cuidados com a beleza da pele e dos cabelos. Isso porque, o óleo de coco funciona como um antisséptico natural, é bactericida e antifúngico, tem rápida absorção pela pele, é hidratante, contém muitos ácidos graxos, vitamina E, ferro, proteínas e gorduras.

Para o cabelo é um excelente emoliente, penetra facilmente no fio fazendo uma nutrição e hidratação profunda, além de evitar pontas duplas, selar as cutículas, ajudar a desembaraçar, fortalecer, dar brilho, maciez e sedosidade aos fios. 

Já para a pele, o óleo de coco ajuda a minimizar os poros abertos, controlar a oleosidade, combater as olheiras, hidratar, limpar, prevenir o envelhecimento precoce e até remover a maquiagem.



Então vamos aprender a usar!

Primeiramente é necessário salientar que o óleo de coco deve ser extra virgem, 100% natural. O óleo pode variar de consistência de acordo com a temperatura; em dias quentes é mais liquido e em dias frios fica com consistência pastosa. Dos dois jeitos pode usar!

Na pele 

O óleo serve tanto para hidratar a pele do rosto como a do corpo. Para o rosto, antes de dormir, basta colocar uma pequena quantidade nas mãos ou em um algodão, e ir aplicando na pele com movimentos suaves e circulares. Não enxague, durma com o óleo no rosto, e só no dia seguinte lave com sabonete de sua preferência. O processo pode ser feito todos os dias.

Para o corpo, você pode passar puro, após o banho, que é quando a pele está mais apta a absorção, ou ainda misturar um pouquinho do óleo ao seu hidratante preferido. 

O óleo de coco também pode ser usado em rachaduras nos pés e lábios, doenças de pele (psoríase, eczema, etc), em casos de acne e em queimaduras.

Se misturar a açúcar ou fubá, terá um excelente esfoliante.
Como removedor de maquiagem, aplique o óleo de coco em todo rosto (inclusive pálpebras, cílios e sobrancelhas) com o auxilio de um algodão, após finalizar o processo lave normalmente. É natural e ótimo para pele!


No cabelo

Com os cabelos secos (preferencia um dia antes de lavar), aplique o óleo de coco em todo o cabelo (sem exagerar na quantidade), inclusive na raiz. Mecha por mecha, vá enluvando os fios delicadamente, e massageie bem o couro cabeludo. Você pode dormir com o óleo (ideal), ou deixar agir por no mínimo 4 horas. Após esse tempo, lave o cabelo com shampoo e condicionador e pronto! Cabelos lindos, hidratados, sedosos e saudáveis. Essa umectação, deve ser feita a cada 15 dias, mas se o seu cabelo estiver muito danificado, pode aplicar uma vez por semana.

Você ainda pode usar o óleo de coco como reparador de pontas (sempre em quantidade moderada); junto com outros óleos (tomando sempre cuidado com o seu tipo de cabelo) ou com seu creme de hidratação (nesse caso, não aplicar na raiz).


Nota importante: Não se preocupe, o óleo de coco não deixará sua pele ou cabelo oleosos, mesmo que já possuam essa característica, muito pelo contrário, sua pele entende que já tem óleo nela, portanto, não precisa produzir nada em excesso.
Mantenha a frequência de aplicação, com o tempo, os resultados vão ficando cada vez melhores!!!

Bjossss!!!
Tecnologia do Blogger.